domingo, 17 de junho de 2012

LIÇÃO 12 – EU SOU UM MISSIONÁRIO !



Para refletir
“Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is 6.8 – ARC).

“Envia-me a mim”– a prontidão do profeta Isaias em se oferecer à Obra Missionária, sem hesitação, é um exemplo para todos nós.


Texto Bíblico: Mc 16.15-20.

Introdução
As Boas Novas do Evangelho foram deixadas na terra por Jesus, para toda a raça humana. Por isso, devemos ir por todo mundo, e não apenas para algumas regiões. O Ide é imperativo e não opcional. Este é o nosso chamado como corpo de Cristo, é a nossa responsabilidade: ir e pregar o evangelho.


Ser discípulo de Jesus
“Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida {ou alma} perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? {ou vida} Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.” (Mateus 16:24-27).
A fala de Jesus neste texto é inconfundivelmente clara, dispensa comentários. Não é possível haver dúvida sobre a Sua exigência feita àquele que quer ser seu discípulo.
Multidões O seguiam, porem poucos, verdadeiramente eram seus discípulos. Isto, ainda é uma triste realidade nos dias atuais. Mas, qual a razão disto? É preciso fazer esta consideração, porque a alma é por demais preciosa para estarmos enganados a este respeito. Nós não podemos ter qualquer sombra de dúvida, sobre sua declaração. Ele disse que para ser Seu discípulo, é preciso:

1. Negar a si mesmo
O que é negar a mim mesmo? Que significa isto? Bem, nesse aspecto está em jogo as minhas preferências, a minha vontade em relação à de Deus. O apóstolo Paulo pôde declarar “Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.” (Gl 2.20.)

Você consegue reconhecer quando está pensando somente em si mesmo, quando está tendo um excessivo cuidado pessoal. Quando isto ocorre, eu vivo na autodefesa, sou por demais sensível e melindroso, especialmente quando sou corrigido, estou sempre sendo “ferido” e “magoado”. Isto também é detectado quando percebo o desejo de querer ser reconhecido pelas pessoas, ser notado na forma como me visto, como falo bem, como canto, como sou inteligente, como sou superior aos demais.

Também, quando analiso meus momentos de infelicidade, tensão, irritabilidade, mau gênio e as coisas que disse, mas agora me envergonho. Vou perceber que tudo isto está ligado ao meu “eu”. Quando sou insultado, eu retalio, e ainda uso a desculpa; “Ah! Mas fulano me provocou, ele me fez isto e aquilo”. É verdade, ele também agiu assim por causa do seu “eu”, e você se ressentiu por causa do seu “eu”. É uma disputa de “eus”.

Isto quer dizer que sou eu quem está no comando do coração. E isto me separa do Senhor. Estando separado Dele, vivo infeliz. Em comunhão com Ele, sou feliz, independente das circunstâncias ao meu redor. Nada me abala.

Então, você tem se sentido infeliz? Não será porque está olhando e pensando somente em si mesmo? Lembre-se: Enquanto você for o dono do seu nariz, não será discípulo de Cristo. Ele quer estar no comando do seu coração. Então, responda a pergunta que vai te esclarecer se és ou não um discípulo de Jesus: quem é o dono e está no controle do seu coração?

Por que você acha que Jesus veio ao mundo? Certamente que não foi somente para nos libertar de satanás, mas também de nós mesmos. Libertar de nosso orgulho, do nosso “eu”, conforme (2 Coríntios 5.14-15). O orgulho, o egoísmo, fatalmente nos condenará ao fracasso. É preciso negar a si mesmo. É preciso colocar o meu eu no Eu de Deus. A conseqüência de negar o meu “eu”, é que assim vou poder;

2. Carregar a minha cruz
A cruz era o instrumento que os romanos empregavam para executar os piores criminosos, e por isto tornou-se símbolo de sofrimento e vergonha. Seguir a Jesus pode significar perder muitas coisas. Pode significar sofrer por causa Dele. Pode significar ser repudiado, rejeitado como Ele foi. Pode significar perseguição, desprezo, zombaria.

É por isto que primeiramente eu preciso negar-me, caso contrário jamais poderei carregar a minha cruz, e conseqüentemente, jamais serei um discípulo de Cristo. Poderei admirá-Lo, até segui-Lo...de longe é claro, mas, nunca ser verdadeiramente um discípulo Seu. E é isto exatamente o que Ele quer. Homens e mulheres que estejam dispostos a obedecer e fazer a Sua vontade incondicionalmente, mesmo que o preço seja a própria vida.

E você, é discípulo de Jesus? Quer ser discípulo de Jesus? Você está disposto a sacrificar Jesus, ou está disposto a sacrificar-se e entregar-se por Ele?O que perde a vida por amor de Cristo, ganha a vida eterna. Vale a pena ser mero seguidor e apreciador?
Se for discípulo cumpre o IDE – esse é o motivo da Igreja estar aqui... anunciar as Boas Novas da Salvação.

Vivendo como Discípulo
Deus te fez mais que vencedor e um dos desejos de Deus para a sua vida é que você vença todos os seus desafios. Ele quer que você ultrapasse os limites e que supere os conflitos.
A estratégia do diabo, sempre será paralisar o líder. Se você peca, você fica onde o diabo quer. Quando você faz algo de errado procura sempre se esconder, e todo indivíduo que faz coisas erradas, sempre se esconde dos outros.

Em Gênesis 3:8 Adão se escondeu de Deus em meio ao jardim, por que sentiu medo. O fruto de algo escondido traz conseqüências mais tarde. Sempre digo para os meus alunos: se você é fiel a Deus em oculto, Ele te honrará em público, mas se pecar e deixar em oculto o pecado, muito cuidado com o que pode acontecer, você pode acabar sendo humilhado diante de todos.

O adolescente vive a fase da descoberta que é um período onde ele acha que vai encontrar seu par ideal e muitas vezes procura um namoro escondido dos seus pais, do Pastor, o que pode trazer conseqüências desagradáveis. Quem vive escondido, vive em trevas, e Deus não quer que você seja trevas, afinal Ele lhe fez para ser luz. Seja luz, esteja aceso, por que somente o pecado pode lhe apagar.
 
O pecado lhe tira de circulação e esse é alvo do diabo: tirar você de circulação, porque você é uma ameaça para ele. O inferno é insistente em seus objetivos. Ele só descansa quando alcança seus objetivos. Como vencer os seus desafios de adolescente:

1 - Vencendo a ansiedade e nutrindo a santidade.
A ansiedade (2 Pe 5.7 Fl 4.6-7) tem sido uma das armas do inimigo para gerar conflitos na adolescência. Porem a santidade o leva ao êxito em tudo. Ansiedade por namoro, noivado ou casamento, pode lhe levar a perder tudo o que Deus tem planejado para sua vida. Muitos adolescentes por não quererem ficar sozinhos, ficam passando de mão em mão em um tremendo conflito. A ansiedade em qualquer situação leva o homem a inquietação trazendo perturbação de espírito, o que leva o individuo a tomar decisões erradas, como por exemplo um casamento precipitado.

Vemos em 2 Samuel 21.15-22, que Gobe era terra de gigantes, uma terra de conflitos. Ap. Renê, no seu livro Derrubando os Gigantes, dá muita ênfase a estes gigantes, que são resultados da junção do santo com o profano (Gn 7.14-16).

Talvez você se pergunte: como um gigante pode ser gerado na adolescência? No namoro com alguém que não tem aliança com Deus. Você não pode emprestar o seu coração para ser terra de conflitos, senão você erra o alvo. Seu alvo é ser um líder adestrado para destruir gigantes. Davi tinha homens adestrados somente para derrubar gigantes e o maior gigante a ser derrubado é aquele que é alimentado na alma. Seu desejo indomado pelo pecado pode se tornar um gigante em sua vida, porém para destruir um gigante tem que ser uma valente de Deus. Você é o valente de Deus que destruirá os gigantes.

Nossa alma alimenta comportamentos errados e isto gera confusão. A intenção do diabo é lhe colocar em cadeias.

2 - Nutrindo a sua alma das verdades de Deus
Às vezes um gigante chamado: pornografia, sensualidade, namoro ilícito, mentiras, mágoas, rancor, timidez e o medo, podem ser os gigantes que você tem alimentado em sua alma. Uma alma pode ser carnal ou espiritual, uma questiona e outra obedece. A vontade de Deus é que você vença os seus limites, por que afinal, Ele te chamou para conquistas ilimitadas, e para ser Sua testemunha.

Para isso devemos ser separados para uso de Deus, por essa razão é imprescindível para os discípulos de Jesus, que desejam cumprir a Missão de Anuncia-LO ao mundo que viva em Santidade

Quando mencionamos a palavra santidade, muitas vezes o que nos vêm a mente, é algo muito difícil, que não conseguiremos nunca e achamos que só aqueles mais certinhos – quietinhos, calados ou que se vestem de modo santo - é que conseguem viver assim. Realmente, esta é a idéia que muitas pessoas têm de santidade, algo visto, contemplado exteriormente; porém a santidade começa no coração.
Entendendo a santificação:
Santificação é uma obra progressiva da parte de Deus e do homem que nos torna cada vez mais livres mais do pecado e semelhantes a Cristo em nossa vida presente. Por exemplo: quando uma pessoa que falava mentira se arrepende, nessa área ela cresceu, conseqüentemente está sendo mais semelhante a Cristo. Uma vez que nascemos de novo não podemos continuar pecando como um hábito ou como um padrão de vida (1 Jo 3:9).
A santificação é um alvo de modo cristão, a partir do momento que a pessoa aceita a Cristo (1 Pe 1:16), o seu desejo é ser como seu mestre; Cristo é nosso referencial de vida. Através do exemplo, e das palavras, podemos ver que conseguimos vencer cada obstáculo que vem sobre as nossas vidas.
A Bíblia diz em Rm 6:11, 14, que “o pecado não terá domínio sobre nós”, portanto não somos mais escravos do pecado, isto significa que nós cristãos por meio do auxilio do poder do Espírito Santo, temos poder para superar as tentações e seduções do pecado.
A santidade é um processo na vida do cristão. Paulo diz, que por toda a nossa vida cristã, estaremos sendo aperfeiçoados. “Todos nós.. somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem”.(2 Co 3:18). Gradualmente nos tornamos cada vez mais semelhantes a Cristo, conforme avançamos na vida cristã.
 Muitos adolescentes quando voltam de algum evento da Igreja (encontro, culto, congresso), acham que tudo vai mudar de um dia para o outro. Isso não é verdade, apesar dessa motivação ser natural, o adolescente deve procurar um líder para orientá-lo, a partir do momento que esse decidiu mudar, fazendo assim ficará mais fácil lidar com as tentações que viram no decorrer dos dias.
Motivos para a obediência a Deus na vida cristã:
1- O desejo de agradecer a Deus e de expressar nosso amor por ele. (Jo 14:15).
2- A necessidade de manter uma consciência limpa diante de Deus.
3- O desejo de ser um “utensílio” para honra e glória de Deus. (2 Tm 2:20-21)
4- Desejo de ver as incrédulos vindo a Cristo por terem observado nossa vida (1 Pe3:1-2)
5- O desejo de receber as bênçãos atuais de Deus sobre nossa vida e ministério.
6- Desejo de evitar desprezar a disciplina de Deus sobre nós.
7- Anseio por andar mais próximo de Deus (Mt 5:8).
8- Anseio de fazer o que Deus ordena, simplesmente porque Seus mandamentos são corretos.


Conclusão
Ser discípulo de Jesus significa estar junto do Mestre, andar com o Mestre, caminhar com o Mestre, escutar, ver e perceber o procedimento do Mestre. Os apóstolos puderam fazer isso, e nós também podemos através das Escrituras, dos Evangelhos principalmente, e as referências das cartas,  e com isso cumprirmos nosso alvo como Igreja de Cristo – ser um MISSIONÁRIO - onde for, onde pudermos... anunciarmos as verdade Daquele que nos chamou.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva




quarta-feira, 11 de abril de 2012

           O Jardim do Inimigo é uma peça teatral realizada pela companhia de teatro Jeová Nissi, foi apresentada pela primeira vez entre os anos2000, é vista e conhecida por muitas regiões do Brasil e muito comentada entre as igrejas evangélicas, posteriormente foi lançada em DVD em 2007. Foi escrita, dirigida e protagonizada por Caique Oliveira que é o fundador da companhia.
           O teatro começa com vários individuos condenados em seus delitos vivendo uma vida miserável com o Diabo, os indivíduos representam violência, uso de drogas, prostituição, miséria e descompromisso, eles ficam perdidos e são presos pelo Diabo, o Acusador começa a abordar os pecados cometidos em forma de enfraquecê-los, mas a Verdade aparece, uma missionária tenta aconselhar os individuos pregando-lhes Jesus, mas eles resitem e se deleitam em seus pecados, o Diabo aproveita para difundir pecados, erros e falhas que envolvem a humanidade. Nessa trama os individuos condenados querem encontrar um caminho que possa restaurar suas vidas e serem libertos do pecado e do Diabo




terça-feira, 10 de abril de 2012

Escola Bìblica Dominical

Estamos no 2 trimestre de 2012 com o "tema minha missão no mundo"
não deixem de participar e convidar outros alunos para fazerem parte desta
linda classe. conto com a presença de todos.
divulgem!!!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

FUJA DA CONTENDA!!!

LIÇÃO  12 : FUJA DA CONTENDA!!!


Coisas que Deus aborrece

Provérbios 6:16-19 diz: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."


Aborrecer quer dizer sentir horror àlguma coisa. Abominar é detestar. Quando a Bíblia diz que Deus aborrece e abomina algumas coisas, devemos prestar atenção para evitar tais coisas em nossas vidas. Não vamos examinar todas as coisas quero apenas falar sobre a parte final do versículo "... o que semeia contendas entre os irmãos."

O que semeia contendas entre irmãos

Mais uma vez, encontramos nessa lista um pecado que envolve, principalmente, o uso errado da língua. Contendas são obras de maldizentes."Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda" (Provérbios 26:20). Há, infelizmente, pessoas neste mundo que se ocupam falando mal dos outros e semeando contendas. Deus detesta tal comportamento. Em Romanos 1:29, ele inclui contendas entre os piores dos pecados.
A soberba é uma das fontes das contendas que dividem irmãos. Provérbios 13:10 diz: "Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria." Provérbios 17:19 afirma o mesmo fato: "O que ama a contenda ama o pecado; o que faz alta a sua porta facilita a própria queda."
Contendas são fáceis a começar e difíceis a terminar. Como um pequeno buraco numa barragem facilmente sai do controle da pessoa que o fez, uma pequena contenda cresce de tal maneira que ninguém consegue freá-la. "Como o abrir_se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas" (Provérbios 17:14). A melhor maneira de resolver uma briga é não começá-la.

propus um desafio na sala do adolescentes.
durante a semana nos iriamos orar a Deus para que nos dar coragem de chegar até o nosso irmão que está magoado conosco ou que magoamos, e com ajuda do Espirito santo pedirmos perdão. e ai voçe tem coragem? participe!!!

QUE DEUS ABENÇÕE NOSSAS VIDAS AMÉM!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Venha ser um integrante do BVC

Confirme sua presença

Leitores do blog Vencedores EBD, hoje a noite na igreja Assembléia de Deus - Templo Central - José Walter, teremos um encontro de jovens, todos estão convidados para ir, iremos cantar e buscar a Deus! - Endereço: Av. Bernado Manoel, Nº 13.261 - José Walter .

Lição 06 - Fuja da imoralidade

Os adolescentes sofrem muito mais...


Texto Bíblico: Provérbios 5.1-14; 6.24-29

Os adolescentes sofrem muito mais pressões no campo sexual do que seus pais enfrentaram. Vivem numa sociedade em que a mídia usa o sexo para vender de tudo e exalta o sexo fora do casamento. A regra bíblica de esperar até o casamento é tratada como um tema arcaico. Além da pressão, seu relógio biológico não coincide com a nossa cultura de retardar o casamento até, pelo menos, o término do Ensino Médio, na maioria dos casos.

Embora entre na puberdade com acompanhamento sexual, uma quantidade significativa de adolescentes experimentam relações sexuais. A gravidez na adolescência, até mesmo entre a faixa de 12 e 13 anos, está em alta.

Os adolescentes são pajeados, entretidos e hipnotizados pela televisão. O tempo que despendem assistindo TV é maior do que aquele que será empregado nos estudos, e a maioria das coisas que assistem, diverge e escarnece dos preceitos e valores bíblicos. O mesmo cardápio se difunde na indústria dos livros e revistas.

No campo da música, os valores e atitudes dos adolescentes são moldados pelas letras de músicas obscenas, que exaltam o sexo, a perversão, a violência, as drogas e o ocultismo.
Além das influências predominantemente negativas, a publicidade visa ensiná-los a serem materialistas e avarentos.

Como os adolescentes de hoje enfrentam pressões inacreditáveis, precisam e desejam que os adultos os ouçam e os levem a Deus, que é especialista em situações impossíveis. Uma dessas pessoas importantes é você, professor.

Boa Ideia!

Professor confeccione um diário de bordo para seus alunos. Explique-lhes que o diário de bordo é um precioso auxílio para os navegantes. É o local onde se anotam e registram diversos fatores que ocorrem em uma viagem.
Apresente-lhes o diário que você preparou. Explique-lhes como devem ser feitas às anotações. Eles precisam anotar tudo o que fizerem durante todo o dia.
O objetivo deste diário é saber como os alunos dividem o próprio tempo, e com o que eles têm se ocupado mais.
Oriente-os a priorizar as coisas de Deus e dedicar-lhe mais tempo.
Explique que da mesma maneira que o timoneiro é o responsável em guiar a navegação, nós somos responsáveis em guiar e administrar a nossa vida.

Você pode:
- fazer download desta lição* - 16kb

* é necessário possuir programa de descompactação.
Caso não o tenha, faça o download

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dez conselhos para fugir da imoralidade

 1) Evite más companhias. Se você andar com maus elementos ficará dominado por eles. A Bíblia diz: "Retirai-vos do meio deles, não toqueis em coisas impuras" (II Co. 6):

2) Evite o segundo olhar. Você não pode controlar o primeiro, mas pode evitar o segundo, que se torna cobiça.

3) Discipline suas conversas. Evite piadas e histórias com sentido duvidoso. "As más conversações corrompem os bons costumes" (I Co 15:33)

4) Tenha cuidado com a maneira de vestir-se. Deve ser um assunto entre você e Deus as roupas que usa. Uma jovem recém-convertida falou: De agora em diante vou vestir-me como se Jesus fosse o meu acompanhante.

5) Escolha cuidadosamente os filmes e programas de televisão que assiste.

6) Tome cuidado com o que você lê. Muito da literatura contemporânea apela ao instinto sexual.

7) Esteja em guarda com respeito a seu tempo de folga. Davi tinha o tempo em suas mãos, viu Beteseba e caiu em complicações.

8) Faça uma regra de nunca se envolver em namoro pesado. Jovens cristãos deviam orar antes de cada encontro. A moça que tem Jesus Cristo em seu coração possui um poder sobrenatural para dizer "não" aos avanços de qualquer rapaz. E o rapaz que conhece Jesus Cristo tem poder para disciplinar sua vida.

9) Gaste muito tempo com as Escrituras. O salmista disse: "Guardo no meu coração a tua palavra para não pecar contra ti". (Sl 119:11). Memorize versículos e quando a tentação chegar, cite-os. A palavra de Deus é a única coisa à qual satanás não pode se opor.

10) Tenha Jesus Cristo em seu coração e vida. Deus o ama e uma forte fé Nele tem guardado muitos homens e mulheres de cometer imoralidades (I Jo 2:14)

domingo, 22 de janeiro de 2012

2012



     Não sei como foi o ano que se findou na sua vida. O que sei é que temos que olhar para trás e lembrar de toda a bondade, proteção e benignidade de Deus nos protegendo e guiando por todos os 365 dias. Muitas vezes esquecemos o que Deus fez por nós e reclamamos e murmuramos sem pensarmos que em muitas das dificuldades, provações lutas que passamos Deus esteve conosco como um Pai amoroso nos guardando guiando e protegendo. Talvez o ano tenha sido de muita luta e dificuldade mas pense que o Senhor esteve contigo e te ajudou nos momentos mais difíceis. Traga isso a memória e pense como Deus é bom e deseja para nós que tenhamos sonhos de paz e não de mau.
      O mau que se apresentou na sua vida no ano que passou se transformou, ou vai se transformar em uma grande benção. Isso dependeu ou dependerá do seu comportamento e atitude diante desta dificuldades. Temos duas opções sempre: A primeira e melhor é colocar toda nossa dor, ansiedade e dificuldade nos braços do Pai, nosso Deus eterno, e esperarmos a solução do problema, a cura, o livramento que com certeza virá; a segunda e desastrosa é nos desesperarmos diante destes problemas e irmos para a depressão, ansiedade, tomarmos decisões precipitadas e sem a orientação de Deus. Precisamos entender que é no momento de crises  que devemos recorrer mais profundamente a Deus e assim nossa mente, coração e alma receberão o livramento do Senhor. Pense nisso. 
   QUE 2012 SEJA UM ANO ABENÇOADO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!
FELIZ 2012 E QUE O GOVERNO DE DEUS SE ESTABELEÇA NA SUA VIDA E  AS BENÇÃOS DO SENHOR TE SIGAM OS 365 DIAS!

Pr.  Mozart Lombardo - CRIADOR E COORDENADO DA REDE ARENA JOV.